10 dicas para sua primeira viagem internacional

Minha primeira viagem internacional é a Cancun. E agora?

Você comprou sua passagem para visitar o lindo Caribe Mexicano. Cancun sempre esteve nos seus sonhos e agora você já está contando os dias para a viagem, mas, em vez de estar emocionad@ pela viagem você está apavorad@ por ser sua primeira viagem para fora do Brasil. E o pânico de esquecer algo importante e não poder embarcar? E se precisa algo e ninguém te falou?

Pois, bem, não se preocupe, você não está sozinho. Conversamos com os nossos representantes e uma das dúvidas mais frequentes para a viagem é justamente a preparação dos documentos e trâmites prévios. Com isso decidimos escrever esse texto listando o que você deve ter em conta antes da sua viagem e aproveitamos para colocar algumas dicas para se preparar para imprevistos.

A seguir colocamos as 10 dicas para você se organizar para a sua primeira viagem ao México.

  1. Preciso de visto para ir para Cancun?

Você não precisa de visto. O Brasil e o México têm um acordo que permite que viajantes visitem ambos países sem visto. No entanto o PASSAPORTE é obrigatório e esse tem que ter uma validade de mínimo 6 meses. Mas atenção a escala do seu voo. Mesmo que o México não peça visto, se sua escala é nos Estados Unidos, por exemplo, você terá que ter visto americano para poder fazer escala lá.

  • 2. Preciso de alguma vacina específica para entrar no país?

O México não exige aos brasileiros nenhuma vacina específica, porém muitos países onde os viajantes brasileiros têm que fazer escala para chegar à Cancun sim pedem vacina. O recomendado é entrar no site da cia aérea na qual você irá viajar para verificar se durante sua escala você precisará ter alguma vacina. Alguns países, como o Panamá, não exigem vacinas para passageiros em conexão se a escala é de menos de 6 horas, mas o ideal é se informar com a própria cia aérea já que as regras podem mudar.

  • 3. Qual a moeda oficial do país?

A moeda oficial do México é o peso mexicano. Porém, em Cancun, Playa del Carmen e toda a Riviera Maya você poderá pagar suas compras ou serviços também em dólares.

É importante verificar o câmbio quando for pagar suas compras pois alguns lugares será mais vantajoso pagar em dólares e em outros em pesos, para isso a região tem muitas casas de câmbio espalhadas pelas zonas turísticas e será bem fácil você conseguir trocar dólares por pesos (tenha sempre o passaporte para fazer a troca)
Vale ressaltar que o Real brasileiro não é aceito em nenhum lugar e as poucas casas de câmbio que aceitam reais têm um câmbio muito ruim. O melhor é sempre ter dólares ou pesos

  • 4. Levo dólares ou pesos mexicanos?

Essa é uma das perguntas mais frequentes. Aconselhamos levar dólares americanos. O câmbio é melhor na troca do dólar por pesos aqui em Cancun e região do que na compra dos pesos no Brasil. Dá uma olhada nesse post onde explicamos o porquê
https://passeiosemcancun.com.br/blog/dolar-ou-pesos-o-que-levar-na-minha-viagem-ao-mexico/

  • 5. Protetor solar biodegradável é obrigatório?

O protetor solar biodegradável não é obrigatório, mas é altamente recomendável.  E não se preocupe, ele custa o mesmo preço dos demais e você encontrará com muita facilidade em qualquer farmácia ou mercado. Aproveite para ler esse texto do nosso BLOG onde falamos desse tema e quais os químicos que não devem estar presentes no protetor solar.
https://passeiosemcancun.com.br/blog/porque-devemos-usar-protetor-solar-biodegradavel-nos-passeios-de-snorkel-em-arrecifes-e-cenotes/

Diga sim ao turismo consciente! E aproveite para dizer não ao canudinho. Traga o seu ou opte por um copo!

  • 6. Faz frio em Cancun, Playa del Carmen ou Riviera Maya?

Cancun tem um clima ótimo o ano todo, mas, claro que pode ser que caia aquela chuvinha ou dê uma esfriada por um dia ou dois, principalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Então, traga pelo menos um casaco leve e garanta férias sem surpresas. Também recomendamos levar esse casaco leve nos passeios longos já que aqui usam e abusam do ar-condicionado

  • 7. Onde deixo o dinheiro? É seguro?

Recomendamos sempre o uso de doleiras (aquelas pochetinhas que você coloca por baixo da roupa) e que mantenha o seu dinheiro no cofre do hotel. Cancun e Playa del Carmen são cidades muito seguras e é muito raro escutar de assaltos. Mas sim pode haver roubo de bolsa ou celular se estiver sem cuidado. O passaporte é melhor deixar no quarto do hotel dentro do cofre assim como o dinheiro. Leve contigo somente o necessário para o dia.

  • 8. Não falo nada de espanhol. Como que eu vou fazer para que me entendam?

Não se preocupe. Os mexicanos de Cancun convivem diariamente com gente do mundo inteiro. Eles estão acostumados com gente que não fala nada de espanhol. Creia-me: vocês conseguirão entabular uma conversa…rs…e se não, a linguagem universal do gesto. O importante é ter paciência, ser respeitoso e curtir! Pensando de outra maneira, também será uma ótima oportunidade para você aprender algumas palavras em espanhol ou colocar o seu em prática. As mais importantes são: Por Favor antes de pedir qualquer informação e Gracias depois de recebê-la!

  • 9. É verdade que a comida é muito apimentada?

A comida é sim um pouco mais condimentada que a comida do Brasil, porém todas as pimentas e molhos picantes serão servidos à parte na mesa. Conselho: não venha com uma mentalidade fechada de não como isso ou não como aquilo. Aproveite a sua passagem por outro país e conheça mais sobre a sua gastronomia! O México é famoso no mundo inteiro por sua riqueza gastronômica.

10. Como vou do aeroporto de Cancun ao meu hotel?

Existem várias formas de chegar no seu hotel. O ônibus ADO é uma das opções mais econômicas se o seu hotel está no centro de Cancun. Já se o seu hotel está na Zona Hoteleira, ir de ônibus pode ser uma grande dor de cabeça pois você terá que pegar outro ônibus ou um taxi para chegar ao seu hotel e com malas, não vale a pequena economia.

A melhor opção é contratar um transfer do aeroporto de Cancun com a Travel Ahead. Você será recebido por um representante brasileiro que além de te ajudar com qualquer dúvida vai te dar as primeiras recomendações das suas férias em português e com a qualidade no atendimento que nenhuma agência de Cancun consegue chegar perto. Está com dúvida? Entra na página do Trip Advisor e veja as mais de 280 opiniões com 5 estrelas que nós recebemos de famílias satisfeitas com nosso atendimento. Conselho: não se iluda e venha sem traslado reservado. No aeroporto de Cancun somente taxis credenciados podem providenciar traslados a clientes sem reserva e com isso o preço do traslado comprando direto no aeroporto é o dobro do que reservando previamente. Sem contar a fila, a negociação e os riscos de um mal-entendido.

Agora que você já sabe como se preparar para uma semana maravilhosa, o próximo passo é falar com a gente da Travel Ahead e programar os melhores passeios de Cancun, Playa del Carmen e Riviera Maya com o time mais preparado e o melhor, em português!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>