Onde ficar no Caribe Mexicano

Olá Traveller, tudo bem?

Muitas pessoas chegam até a gente pensando em ir à Cancun, mas sem nada definido. Nem época do ano, nem tipo de hotel, nem quantidade de dias. Claro que no mundo ideal o melhor hotel para o resto da vida saindo amanhã mesmo seria demais, mas como a realidade não costuma ser bem essa, reunimos aqui algumas dicas para que você comece a pensar nas suas tão desejadas férias em Cancun e na Riviera Maya.

Onde ficar

Essa é uma das principais questões quando você programa uma viagem para Cancun. Há poucos anos atrás, Cancun era praticamente o único destino para férias no Caribe Mexicano para os Brasileiros. Agora, pouco a pouco os Brasileiros vão conhecendo a Riviera Maya. Ha pouco mais de 50 Km ao sul de Cancun, a Riviera Maya já é o principal destino para Americanos e europeus no Caribe Mexicano, mas os brasileiros apenas recentemente começaram a desvendar essa região que tem a maior parte das atrações do Caribe Mexicano.

A cidade mais importante da Riviera Maya é Playa del Carmen, uma cidade cheia de vida com grande diversidade cultural e muitas lojas, bares e baladas na sua Quinta Avenida. Playa del Carmen é uma excelente opção para os viajantes que gostam de conhecer o destino, explorar lugares diferentes, experimentar a cozinha local, ou seja, viajar de verdade.

Em Playa del Carmen têm hotéis para todos os gostos.

Na região de PlayaCar, ao sul da cidade, estão os resorts de marcas internacionais como Riu, Iberostar, Sandos, e muitos outros. Essa região tem as melhores praias da cidade mas, na nossa humilde opinião de residentes ha mais de 15 anos por aqui, consideramos que essa região não te dá a sensação real de Playa del Carmen.

No centro turístico de Playa del Carmen estão os hotéis tipo pousada. Essa é a real “vibe” de Playa del Carmen. São hotéis charmosos com apenas café da manhã (com raras exceções), mas que estão bem próximos da Quinta Avenida de Playa del Carmen, onde há uma infinidade de restaurantes e bares. À noite a Quinta Avenida tem um ambiente maravilhoso para caminhar, jantar, comprar e festejar também. Ainda que muito recomendada para casais por seu ar romântico, a cidade hoje tem atrações para famílias e para amigos que gostam de festa.

Já a Riviera Maya é a região próxima à Playa del Carmen mas fora da cidade. Na teoria, Playa del Carmen é dentro da Riviera Maya, mas na prática, quando falamos de um hotel na Riviera Maya falamos dos hotéis que estão na estrada que vai de Cancun à Tulum, mais de 100 Km de longitude. Os hotéis nessa região são normalmente All Inclusive e com propriedades imensas. São excelentes para famílias com crianças pequenas ou para casais que queiram extrema paz. Os hotéis são ótimos mas sair deles não é tão fácil. Assim que ficar em um All Inclusive na Riviera Maya é para os que não querem sair muito ou quase nada do hotel.

Cancun é o destino do Caribe Mexicano mais conhecido pelos brasileiros. Na década de 90 os brasileiros vinham em massa. Hoje continua sendo o principal destino para brasileiros no Caribe, principalmente pelo estilo americanizado que os brasileiros adoram.

Os hotéis da Zona Hoteleira de Cancun são prédios bem altos, muitos com plano All Inclusive. A locomoção com os ônibus na avenida Boulevard Kukulkan (avenida principal da zona hoteleira) é muito fácil. Com isso Cancun oferece resorts com facilidade de chegar aos shoppings, uma Miami melhorada (mas mais cara). O mar de Cancun é dos mais bonitos de toda a costa do México, mas também é dos mais agitados e com mais correnteza. A parte norte da Zona Hoteleira, onde estão os hotéis Riu Caribe, Riu Peninsula, Hyatt Ziva entre outros é das poucas áreas que o mar é tranquilo e permite um banho relaxado.

Hospedar-se em um hotel no centro de Cancun não é muito recomendado. O centro não é bonito ou histórico. O deslocamento é mais complicado, tem trânsito, muita gente e chegar na praia é difícil. Mas sem dúvida o preço é muito mais atrativo.

A nossa recomendação é, se a quantidade de dias das suas férias permitir, ficar os primeiros dias em Playa del Carmen aproveitando para fazer os passeios e logo ir os últimos dias à Cancun ou para a Riviera Maya relaxar e descansar antes de voltar à realidade.

Não podemos deixar de falar de Tulum. Essa cidadezinha ao sul da Riviera Maya está na moda. Não é atoa! Nos últimos anos muitos atores de Hollywood escolheram Tulum como destino de férias. Leonardo Di Caprio, Demi Moore, Jeniffer Aniston entre outros já passaram por aí. Recentemente, com o boom do Instagram no Brasil, muitos “Instagramers” também aproveitaram para tirar suas fotos maravilhosas sem ninguém no fundo por aí também. Tulum tem uma vibe única. É um lugar entre Hippie e Chic, mas não só no estilo HipChic que está na moda. O Hippie e o Chic estão nas ruas. A cidade tem muitos hippies que decidiram viver por aí ou passar as férias de mochilão acampando e também cheia de hotéis caríssimos com mordomos e Dom Perignon passeando na piscina. Ah, é importante mencionar que o caríssimo desses hotéis não é pago pela qualidade das instalações e sim pela exclusividade. Os hotéis de Tulum são rústicos, mesmo os mais caros! Tulum está longe da estrada que leva aos principais passeios e é um destino recomendado como refúgio para quem busca tranquilidade, natureza, arquitetura rústica e inovadora e ótimos (caros) restaurantes.

Também vale mencionar a ilha Holbox. Ainda que não esteja no Caribe (está já no golfo do México), a proximidade com o aeroporto de Cancun tem feito a popularidade dessa ilha crescer muito nos últimos anos. Se trata de uma ilhinha muito relaxada. As ruas são de areia, os taxis são carrinhos de golf ou bugies e quase todo mundo aluga uma bicicleta para passear na cidade. O mar é mais esverdeado mas as praias são muito tranquilas. É um destino para quem gosta de natureza e não liga para luxo. O centrinho é rústico com poucas opções de restaurantes e mesmo na praia tem poucas opções de clubes de praia, mas para ficar dois ou três dias é uma excelente opção. Aí você poderá ver a bioluminescência nas noites de lua nova. Vale a pena programar a viagem com base nisso.

Por último, falamos de Costa Mujeres. Essa região ainda é pouco conhecida por brasileiros e na verdade por qualquer mercado. Os hotéis mais antigos dessa região têm pouco mais de dois anos, mas é uma das regiões que mais cresce no Caribe Mexicano. Por aí estão sendo construídos alguns dos maiores hotéis do México. Similar à Riviera Maya, os hotéis de Costa Mujeres são resorts grandes com excelente infraestrutura mas distantes dos centros urbanos.

Espero que isso tenha ajudado a entender a diferença das regiões turísticas aqui do Caribe Mexicano. Lembra que nossos representantes são Brasileiros e vão te ajudar a ter as melhores férias nesse paraíso Mexicano, assim que escreve pra gente!

Deixe uma resposta