Xcaret ou Xel-Há, eis a questão

“Tenho poucos dias livres para passeios e só vou poder ir em um dos parques, qual devo ir?”

Essa é uma das dúvidas mais frequentes quando se trata de escolher entres os parques do Grupo Xcaret. Aqui vamos comentar um pouco mais sobre os dois mais populares, que são o Xcaret e o Xel-Há. Onde estão, o que incluem e o que esperar de cada parque para ajudar você a tomar essa difícil decisão durante sua estadia em Cancun, Playa del Carmen ou Riviera Maya.

Rio subterrâneo – Parque Xcaret

Xcaret é um parque Ecocultural onde a grande maioria das atividades incluídas são visuais. É um parque enorme, com paisagens lindas, muitos animais e exemplifica muito bem uma boa parte da cultura típica mexicana.

As principais atividades visuais são: aviário , borboletário, povoado Maya, pequenas ruínas Mayas, igrejas, show noturno, voo das araras, aquário, cemitério, o rio do paraíso e fauna e flora locais.

Baía – Parque Xcaret

Também tem as atividades onde sim você irá interagir com a natureza como o Rio subterrâneo que cruza todo o parque, a baía que se pode fazer snorkel e a praia.

O Parque Xcaret tem o maior aquário de recife de corais da América Latina.
Aquário de recife de coral – Parque Xcaret

Fora essas atividades tem as atividades opcionais, não incluídas que são mais de aventura como Sea Trek, Snuba, nado com arraias, tubarões, golfinhos, barco adrenalina entre outras. Essas atividades variam de 39.00 dólares a 159.00 dólares cada uma por pessoa, os valores mais altos são para os diferentes tipos de nado com golfinhos. Um ponto a ser levado em conta seria o tema das fotos, nas atividades opcionais as fotos também são a parte, não entram no pacote de fotos que pode ser contratado no dia do parque ou antes no momento de ser feito a reserva.

O parque Xcaret tem duas áreas para nado com golfinhos com atividades básicas até as mais completas
Atividade opcional, nado com golfinhos – Parque Xcaret

Você não precisa fazer as atividades extras para curtir o parque, as atividades incluídas já te garantem um dia bastante cheio e mágico onde você vai se encantar com tudo que ver.

O parque oferece duas opções de entrada, BÁSICA e PLUS. A diferença entre elas está no plano alimentar e inclusão de equipamento.

A entrada básica não inclui almoço, equipamento de snorkel e armário enquanto a Plus inclui almoço com bebidas não alcoólicas, equipamento para snorkel e armário. Vale mencionar aqui que a diferença de preço entre elas é de 30 dólares  e qualquer um dos restaurantes custa 680.00 pesos por pessoa o que dá mais de 30.00 dólares. (Valores de agora)

O parque conta com quiosques onde você pode comprar um refrigerante, cerveja, sucos, pipoca, sanduíches e sorvetes mas o custo é alto. Uma pipoca custa na faixa de 5.00 dólares. Não existe uma opção tudo incluído no Xcaret. Você pode comprar o jantar como opcional por 69.00 dólares.

Para saber um pouco mais do Parque Xcaret e ver um ótima opção de roteiro, veja esse vídeo que preparamos pra que você não perca tempo no parque.

Já o parque Xel-Há é uma outra proposta de parque. Aí, você faz as atividades e a grande maioria delas é dentro da água. O parque é uma enorme baía, onde ao seu redor estão espreguiçadeiras, restaurantes e algumas atrações.

O Xel-Ha tem vários pontos para entrar na lagoa. Um deles é pelo penhasco que está entre a selva.
Salto do penhasco – Parque Xel-Ha

As principais atividades são o tobogã (mesmo que você não queira descer de tobogã vale a pena a subida porque lá do alto da torre que fica o tobogã a vista panorâmica do parque e do mar é incrível), trepachanga, tirolesas, salto do penhasco, rio lento em boia, uma pequena pista para bicicleta, e diferentes pontos de snorkel.

Descida do rio com boias – Parque Xel-Ha

Da mesma forma que o Parque Xcaret, o Parque Xel-Há também oferece atividades opcionais como os diferentes nados com golfinho, interação com arraias, barco adrenaline , Sea Trek entre outras.

Ao ver assim não parece um parque ideal para crianças pequenas, mas sim é um parque para todas as idades. Claro que os pequenos de 0 a 6 anos não vão poder descer no tobogã, mas a Baía é deliciosa e cheia de peixinhos e as crianças passam um dia incrível nadando em um lugar paradisíaco além de o parque contar com uma área Kids com atividades para os pequenos.

Area “kids” – Parque Xel-Há

O parque tem somente uma opção de entrada que é ALL INCLUSIVE, ou seja, inclui alimentos e bebidas a vontade do início ao fim, além de equipamento de snorkel, armário e toalhas. O Xel-Há também pode ser combinado com sitos arqueológicos como Cobá ou Tulum, dessa maneira na parte da manhã você irá conhecer um desses dos dois sítios arqueológicos e a parte da tarde é toda no parque.

Restaurante buffet – Parque Xel-Há

Distancia

O Xcaret está em Playa del Carmen e o Xel-ha quase em Tulum, sendo assim, desde Cancún, o Xel-há leva o dobro de tempo que o Xcaret.

Horário

Xcaret

– desde Cancún por volta das 07:00 e retorno ao hotel em 2 opções sendo uma por volta das 19:00 e outra das 23:00 (chegada ao hotel)                   ⁃ desde Playa por volta das 09:30 e retorno ao hotel em duas opções sendo uma mais cedo como as 17:30 e outro após o show as 22:00

Xel-há

⁃ desde Cancún por volta das 07:00 e retorno ao hotel como as 19:30                 ⁃ desde Playa por volta das 07:30 e retorno ao hotel mais ou menos as 18:00

Se tiver dúvidas e não conseguir escolher entre um dos dois parques, fale com a gente! Nossos representantes brasileiros estão aqui no destino, conhecem muito bem os dois parques e poderão te ajudar nessa difícil decisão.

Deixe uma resposta